
Certificações em TI e Inglês impulsionam a sua carreira?
As certificações em TI são cada vez mais valorizadas no mercado de tecnologia e por empresas que buscam profissionais qualificados. Elas não apenas comprovam conhecimento técnico, mas também nivelam o entendimento entre candidatos de diferentes formações e experiências.
Dito isso, há um ponto que muitos subestimam: o papel do inglês nesse processo. Da inscrição ao exame, passando por conteúdos oficiais, guias e documentação, o inglês é a língua universal das principais certificações, como AWS, Google Cloud e outras. E se você quer crescer na carreira de tecnologia, entender essa relação entre inglês e certificações pode fazer toda a diferença.
Índice de Conteúdo:
- Por que as certificações são tão valorizadas em TI?
- O papel do inglês nas certificações de tecnologia
- As principais certificações em tecnologia e o peso do inglês
- Como o inglês acelera sua preparação para as certificações?
- Certificação + inglês: a combinação que abre portas
- Resumindo: o inglês potencializa o valor da sua certificação
👉 Faça um teste gratuito para saber o seu nível de inglês!
Por que as certificações em TI são tão valorizadas?
Assim como a demanda por profissionais de tecnologia não para de crescer, o mercado está mais competitivo. Por isso, as certificações funcionam como um selo de qualidade, já que elas demonstram que você domina determinado conjunto de habilidades e está atualizado com as tendências.
Para ficar mais claro, esses são alguns dos benefícios diretos de investir em certificações:
- Reconhecimento no mercado
- Valorização salarial: 37% dos candidatos receberam aumento salarial após obter certificações; 36% ainda esperavam receber;
- Abertura para oportunidades internacionais, é claro que profissionais certificados têm mais chances de atuar em projetos globais
- Atualização constante, porque os exames são baseados nas tecnologias mais recentes.
O papel do inglês nas certificações em TI
As maiores certificações de TI do mundo, e podemos falar de AWS Certified Solutions Architect, Google Cloud Professional Data Engineer, Microsoft Azure Fundamentals e tantas outras, são desenvolvidas, atualizadas e aplicadas em inglês.
Mesmo quando existe tradução para o português, o conteúdo de referência, a documentação, whitepapers, os artigos técnicos e até os fóruns, pasmem, na maioria das vezes estão em inglês. Ou seja: se você não domina o idioma, acaba limitado a materiais incompletos, ou defasados.
Além disso, os exames de certificação frequentemente usam termos técnicos que não têm tradução direta e muitas simulações, labs e tutoriais estão disponíveis apenas em inglês, com algumas exceções. Sem falar que, para acompanhar as mudanças mais recentes nas plataformas, você precisa ler anúncios e atualizações na língua original.
Ficou claro que, sem inglês, sua preparação fica mais difícil e você corre o risco de não absorver o conteúdo necessário para passar na prova?
As principais certificações em TI e o peso do inglês

Separamos algumas das certificações mais reconhecidas no mercado de TI e o nível de inglês técnico necessário para se destacar:
1. AWS Certified Solutions Architect
- Porque importa: É uma das certificações mais requisitadas para profissionais de nuvem.
- Onde o inglês pesa: Toda a documentação oficial, whitepapers e os exames da AWS está em inglês, logo, quem domina o idioma sai na frente.
2. Google Cloud Professional Data Engineer
- Porque importa: Voltada para profissionais que trabalham com dados e soluções em cloud.
- Onde o inglês pesa: A documentação oficial do Google Cloud e seus guias de estudo são quase integralmente em inglês.
3. Microsoft Certified: Azure Fundamentals
- Porque importa: Introduz os conceitos essenciais de cloud computing e serviços da Azure.
- Onde o inglês pesa: Embora haja suporte em português, a maioria dos exemplos, blogs técnicos e materiais de referência está em inglês.
4. CompTIA Security+
- Porque importa: Uma das mais respeitadas certificações para segurança da informação.
- Onde o inglês pesa: A CompTIA disponibiliza todos os exames e guias em inglês. Para entender os termos técnicos, é preciso praticar leitura e interpretação no idioma.
Como o inglês acelera sua preparação para as certificações em TI?

Quem domina o inglês não apenas aumenta suas chances de passar no exame, como também aprende mais rápido e utiliza materiais de maior qualidade. E como isso impacta a sua jornada?
1) Vai ter acesso direto à documentação oficial, aprender a ler os guias originais e evitar erros de interpretação;
2) Pode acompanhar as atualizações em tempo real nas plataformas que publicam notícias, as mudanças e os novos requisitos primeiro em inglês;
3) Conseguir um melhor aproveitamento de simulados, visto que as principais plataformas de prática usam enunciados em inglês;
4) Fazer engajamento com a comunidade global. Os fóruns como Reddit, Stack Overflow e AWS re:Post são majoritariamente em inglês.
No fim das contas, o inglês funciona como um acelerador e sem ele, sua curva de aprendizado será mais lenta e o risco de reprovação, maior.
Certificação em TI + inglês: a combinação que abre portas
Pronto, chegamos ao entendimento que estar certificado é um passo importante, mas não suficiente. O mercado de TI hoje pede mais, como, por exemplo, profissionais que dominam ferramentas e sabem se comunicar globalmente.
E em um cenário cada vez mais conectado, dominar inglês pode expandir suas oportunidades internacionais, aumentar suas chances de trabalhar remotamente para empresas no exterior e destacar seu currículo em relação a candidatos igualmente certificados, mas sem fluência no idioma.
Quando o recrutador vê certificação + inglês, a mensagem fica clara: esse profissional está preparado para atuar em projetos complexos, colaborar com times globais e se adaptar às mudanças do setor.
Resumindo: o inglês potencializa o valor da sua certificação
Assim, conquistar as certificações de tecnologia como AWS, Google Cloud e Azure pode ser o diferencial para avançar na carreira, mas o inglês é o que garante que você aproveite todo o potencial dessas conquistas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, quem combina certificação + inglês está um passo à frente. O futuro da sua carreira em TI depende de como você se prepara hoje.



